A vontade de mudar tem que partir de cada um de nós. Mas como reencontrar o caminho de uma vida mais saudável? Que tal começar com alguns alimentos baratos, fáceis de encontrar? Uma das principais universidade do país fez a lista dos sete alimentos mais importantes na prevenção de doenças.
O médico Renato Romani, coordenador da pesquisa, comprovou na prática o efeito poderoso de um alimento funcional, para espanto de muita gente. "Eu duvidava! Na verdade, era uma pesquisa.
Colaboramos com a pesquisa e deu certo! Tanto que hoje em dia eu falo para todo mundo comer aveia se estiver com o colesterol alto porque funciona”, comemora a secretária Rosana Afonso
. Rosana comeu aveia todos os dias durante um mês. E, sem mudar mais nada na rotina, conseguiu baixar 38 pontos na taxa do mau colesterol. A experiência foi compartilhada por mais de 120 pessoas que participaram da pesquisa do Centro de Medicina de Atividade Física do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em Riacho Grande, um bairro da cidade de São Bernardo do Campo, moram 4,5 mil pessoas. Jeitinho de cidade do interior, mas cara de metrópole quando se trata da saúde da população: 12% estavam com o colesterol alto quando o médico decidiu fazer o estudo. "Associando colesterol alto com pressão alta e obesidade, o risco de o coração falhar ou de ter um problema cardíaco é muito grande", explica Renato Romanai.
Para ser eficiente, a aveia tem que ser consumida todos os dias. E basta o equivalente a meio copo.
Hoje em dia, saúde é muito mais uma questão de disciplina do que de falta de informação. As pesquisas estão aí para comprovar. No caso de Riacho Grande, a aveia baixou o colesterol em 75% dos participantes da pesquisa.
"Isso é excelente! Imaginar que a aveia é um alimento, não é uma medicação, e que ela faz parte de um grupo de alimentos considerados funcionais – ou seja, podem fazer parte da dieta sem maiores preocupações – e ainda conseguir melhorar o seu colesterol é um resultado impressionante", avalia Renato Romani.
Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados.Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso). A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionado pelo consumo da aveia, pois retardam o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade. Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.
Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.
O alimento funcional tem que estar presente com constância na dieta. Não é o tipo de alimento que você ingere hoje e amanhã esquece e espera que os resultados aconteçam.
DICAS PARA UMA BOA SAÚDE
Marcadores:
SAÚDE